Constrom

Construtora Stromberg + de 40 anos

O que é financiamento imobiliário?

Na prática um financiamento imobiliário é o mesmo que comprar um imóvel com dinheiro de terceiro, ou seja, os imóveis são vendidos a vista e você não tem dinheiro para pagar a vista, então recorre a um banco que lhe empresta o dinheiro para o pagamento do imóvel e cobrará este valor em parcelas mensais e sucessivas, acrescidas de juros, seguro e outras taxas, até que todo o valor seja pago.

Basicamente o financiamento de imóveis pela Caixa, que é o banco que mais financia, funciona da seguinte forma:

Passo 1:

A primeira coisa a fazer é encontrar o imóvel que você deseja comprar. Ele pode ser novo ou usado, pode ser de uma incorporadora ou construtora que está lançando um empreendimento ou pode ser a casa do seu vizinho que está à venda.

Passo 2:

Agora é hora de fazer uma simulação do financiamento. Esta simulação, baseada nas informações do imóvel e nas suas informações, mostrará entre outras coisas:

O valor máximo que poderá ser financiado

O valor inicial da parcela que você irá pagar

Os valores das demais parcelas, já que na Caixa os valores das parcelas são regressivos

A taxa de juros que você pagará

A quantidade máxima de parcelas disponíveis (isto dependerá da sua idade)

Entre outras informações úteis.

Para fazer a simulação, acesse o site da caixa: https://www.caixa.gov.br, vá na aba Habitação e depois em Simulador de Financiamento.

Passo 3:

Depois que encontrar o imóvel verifique a documentação do mesmo e dos proprietários para certificar que não haverá nenhum impedimento na Caixa. A documentação do imóvel precisa estar regularizada e averbada. Entenda o seguinte: na certidão do imóvel que você irá requerer no cartório de registro de imóveis precisa constar exatamente o que existe no imóvel, tudo tem que estar averbado, pois o engenheiro da Caixa vai até o local para conferir isso.

A documentação dos proprietários também deve ser considerada. Problemas no SPC, Serasa, Banco Central, dívidas trabalhistas já julgadas e não pagas, problemas no INSS e Receita Federal devem ser consideradas.

Passo 4:

Estando tudo OK, procure uma agência da Caixa, eles irão solicitar uma lista de documentos que de maneira geral são:

CPF, RG, Certidão de Casamento e comprovante de endereço de todos os envolvidos (comprador e vendedor)

Comprovante de renda e certidões negativas do comprador

Matrícula do imóvel, certidão da prefeitura para cálculo do ITBI, entre outros.

Processo do Financiamento

Depois de juntar toda a documentação, a Caixa irá realizar o processo interno que incluirá uma visita do engenheiro deles ao imóvel para avaliação do mesmo, ao final do processo que pode demorar de semanas a meses, compradores e vendedores assinarão o contrato de financiamento com a caixa. O vendedor precisará esperar ainda mais uns 30 dias para receber o dinheiro da Caixa, já que a liberação só ocorre depois que for registrado o imóvel para efeito de averbação do bem financiado.

Feito todo o processo o comprador é dono de um imóvel e agora terá de pagar mensalmente a prestação até a quitação que pode levar até 420 meses, que é o limite máximo que a Caixa libera. Boa sorte e bons negócios.

Dicas extras

Imóvel novo. Dê preferência à compra de imóveis novos, pois para efeito de financiamento pode ser melhor, já que a condição do imóvel é levada em conta na avaliação dele como garantia do financiamento que você estará pleiteando.

Opte pela Caixa. Se você tem conta em outro banco, considere ele, peça uma proposta, mas não deixe de considerar a Caixa que geralmente tem as melhores condições para financiamento habitacional.

Burocracia e espera. O processo não é rápido ou pelo menos, não era. É preciso ter um pouco de paciência e enfrentar uma certa dose de burocracia. Faz parte.

Fonte: Casadicas.com.br